domingo, 23 de novembro de 2014

Dias de viagem: 59
Litros de óleo diesel: 1020
Media de preço diesel: 2,60

17.09.14 - Deixamos Uberaba com destino a São Paulo para visitar minha filha e minha neta. Passamos três dias em SP e no domingo seguimos com destino a Novo Hamburgo para troca do conversor e alguns ajustes no Motor Home, na Itapoã.

22.09.14 - Chegamos à Itapoã para os reparos devidos e ali começa uma jornada que não tinha sido definida, pois nosso destino após os consertos seria viajar pelo sul do Brasil. Encontramos na Itapoã os casais Neucy e Francis de São Paulo, Mazinho e Márcia do Rio de Janeiro e Cido  e Ludinha de Campo Grande Mato Grosso do Sul. Estes companheiros de estrada estavam decidindo ir ao Uruguai e nos fizeram o convite  prontamente aceito. Imediatamente liguei para Uberaba para que minha identidade fosse enviada por correio pois não a havia levado. Os demais companheiros também foram a Porto Alegre para tirar as identidades atuais, pois as antigas não são aceitas.

26.09.14 - Como teríamos alguns dias para aguardar os documentos, resolvemos dar uma esticada até a Serra Gaúcha para tomar uns vinhos e revisitar a vinícola Casa Valduga, que nos recebeu muito bem como da vez anterior, e sr Juarez nos deu a boa notícia de que está fazendo um novo Motor Home, para finalmente poder desfrutar deste meio de lazer. Dois dias em Bento Gonçalves e visitamos as vinícolas Shandon, Aurora, Salton.

29.09.14 - Deixamos Bento e fomos para Gramado e Canela para uma rápida visita a estes duas lindas cidades, aguardando a chegada dos documentos previstos para 01.10.14.

02.10.14 - Novamente em Novo Hamburgo, reencontramos os dois casais que tinham voltado antes a São Leopoldo para instalar os cambões e finalmente partir com destino ao Uruguai.

03.10.14 - Nesta data se inicia a nossa jornada com destino ao extremo sul do Brasil, destino Chuí. Dormimos em Rio Grande, no camping Sernandes, por R$ 30,00 o  casal.

04.10.14 - Partimos cedo com destino ao Chuí, um longo trecho de planícies, com muita água e muito vento, passando pela reserva ecológica do Tain.

Já no Chuí, aproveitamos para encher os tanques até a boca, pois no Uruguai o diesel, lá chamado de gás oil, custa por volta de R$ 5,40 (S10). Fizemos um câmbio de 500 reais por peso Uruguaio na base de 1 X 9,50. Saímos cedo com destino a Punta Del Leste, e não tivemos problemas nenhum para entrar no país vizinho e seguir com destino a punta pela Ruta 09. Seguimos até Punta e nos instalamos no camping Punta Balenna, pois o Camping Rafhael só funciona na temporada. Em Punta alugamos um Remi ( veículo para turismo ) e fomos conhecer os principais pontos da cidade.

06.10.14 - Acertamos com o Camping, caro por sinal, pois era baixa temporada, muito frio, vento, chuva (R$100,00 por duas diárias) e partimos para Montevideo, através da Ruta 01, onde chegamos por volta da horário almoço e conseguimos um local para parar e preparar as refeições no MH mesmo, para depois procurar um local para estacionar. Abasteci num posto Petrobras e me esqueci de pedir água, o que me causou um certo estresse, pois fora do Brasil as coisas são bem diferentes, não sendo fácil conseguir água se você não for  abastecer. Resolvido o problema, conseguimos um local bem às margens do Rio da Prata para estacionar, inclusive com luz e wi-fi, no centro de eventos Kibon.(Este local fica ao lado do Museu Naval do Uruguai e tem um terminal de Ônibus coletivo que vai ao centro da cidade e ao porto (local bom para comer). Há de se frisar, que o povo Uruguaio em geral foi cortes conosco, procurando sempre ajudar quando preciso. Ficamos neste local por duas noites e como não havia água, tivemos que economizar para não faltar.

08.10.14 - Antes de partir para Colônia de Sacramento, quero lembrar que para entrar no Uruguai precisamos apenas da identidade atualizada, seguro carta verde que nos custou R$ 145,00 reais por 15 dias e troca de dinheiro para pagar pedágio, ônibus urbano, etc. A grande maioria do comércio de Punta aceita reais, assim como em alguns locais de Montevideo e Colônia de Sacramento. Chegamos em Colônia nesta data, lembrando que um dos casais que seguia viagem conosco (Cido e Lurdinha) acharam melhor seguir direto de Punta para Colônia, sendo que já haviam partido um dia antes de nossa chegada. Nos instalamos no camping Los Nogales ( S34 27 818 O 057 49 553)  e ficamos ´por dois dias nesta agradável cidade, apesar do frio intenso e ventos constantes. Conhecemos a parte antiga da cidade, o porto de onde partem os barcos rumo a Buenos Aires e almoçamos comida  típica no restaurante El Porton na Calle General Flores.

10.10.14 - Depois de muitos dias de frio e vento, muito vinho uruguaio para aquecer, era hora de acertar com o camping em Colônia  e partir rumo a Termas de Arapey, no norte do Uruguai, local muito frequentado por brasileiros que residem no sul do país. R$ 60,00 reais por 2 diárias, tanque cheio, partimos rumo á província de Salto. Almoçamos em Mercedes num posto Ancap (no MH), pois havia um bom pátio para parar e seguimos viagem pela Ruta 3, parando para pernoitar nas Termas de Guaviyu, às margens da rodovia, ao  custo de R$ 30,00 por Motor Home. Jantamos pizza e pela primeira vez não fomos atendidos com a cortesia de sempre. (fazer o que?)

11.10.14 - Chegamos às Termas de Arapey por volta das 10hs da manhã e lá reencontramos Cido e Lurdinha, que estavam adiantados 2 dias. Pagamos por 3 diárias R$ 146,00 com previsão de sair terça-feira, mas como gostamos muito do local, ficamos mais um dia, partindo na quarta pela manhã. Arapey é um local agradável, amplo, já com temperatura mais elevadas, com sol, diferente da região costeira de onde viemos. Muitos brasileiros frequentam este lugar por conta da proximidade com o Brasil. Os casais Cido e Lurdinha e Francis e Neucy partiram na terça pela manhã, pois tinham que fazer uns reparos no MH (embreagem) e ficamos de nos encontrar pelo caminho.

15.10.14 - Partimos de Arapey rumo às Missões Jesuítas, saindo do Uruguai por Bella Union, passando por Uruguaiana e pernoitamos em São Borja.